Placas de Trânsito

As placas de trânsito estão localizadas ao lado ou suspensas sobre a via, transmitindo ao condutor mensagens, através de legendas e maioritariamente símbolos conhecidos anteriormente e legalmente instituídos. Estas placas têm como objetivo manter o fluxo de trânsito em ordem e em segurança.

Placas de Trânsito

Placas de Trânsito

É imprescindível para qualquer condutor saber os significados das placas de trânsito. As placas de trânsito podem ser divididas em 7 categorias, apresentadas de cor e formas diferentes.

Placas de Regulamentação

Placas de Regulamentação

Placas de Regulamentação

As placas de regulamentação são utilizadas para regulamentar, ou seja, para indicar obrigações, limitações e proibições. A violação destas placas pelo condutor, constitui uma infração do Código de Trânsito Brasileiro, ficando este sujeito a multas e penalidades. Estas placas são vermelhas, com fundo branco e têm um formato redondo, à exceção da placa de ‘Parada Obrigatória’, que tem um formato hexagonal e com fundo vermelho e a placa ‘Dê a preferência’, com uma forma de triângulo invertido. Na imagem, poderá ver as placas de regulamentação existentes e o seu respetivo significado.

Placas de Sinalização de Obras

Placas de Sinalização de Obras

Placas de Sinalização de Obras

Tal como o nome indica, as placas de sinalização de obras, têm como objetivo informar o condutor da aproximação a obras na via. Geralmente, estas placas têm um formato quadrado (colocado na diagonal), à excepção de 4 que apresentam uma forma retangular, e têm fundo amarelo. Algumas também têm, em baixo, uma pequena placa retangular, com a indicação da distância. Na imagem, poderá ver as placas de sinalização de obras existentes e o seu respetivo significado.

Placas de Advertência

Placas de Advertência

Placas de Advertência

As placas de advertência têm como objetivo advertir o condutor, ou seja, alertar o condutor de possíveis perigos em relação às vias. Estas placas têm uma forma quadrada (colocadas na diagonal), com fundo amarelo e não são de caráter punitivo. As placas de advertência podem alertar o condutor da aproximação a curvas, cruzamentos, estreitamento de via, ferrovias, perigo ou sentido. Na imagem, poderá ver as placas de advertência existentes e o seu respetivo significado.

Placas de Indicação

Placas de Indicação

Placas de Indicação

As placas de indicação pretendem indicar e orientar o condutor sobre o local ou destino. As de fundo azul identificam o local e, as de fundo verde orientam o condutor do destino, utilizando setas e a indicação dos kms. Na imagem mostramos-lhe alguns exemplos de placas de indicação.

Placas Educativas

Placas Educativas

Placas Educativas

Tal como o nome sugere, as placas educativas têm o propósito de educar o condutor quanto ao seu comportamento adequado e seguro no trânsito. Estas placas são retangulares e de fundo branco. Na imagem mostramos-lhe alguns exemplos de placas educativas.

Placas de Atrativo Turístico

Placas de Atrativo Turístico

Placas de Atrativo Turístico

As placas de atrativo turístico indicam e orientam o condutor da localização das atrações turísticas locais. Estas placas têm um fundo marrom, com letras brancas e indicam através do nome e símbolo o local, podendo também orientar o condutor da localização das atrações turísticas através de setas e dos kms. Na imagem mostramos-lhe alguns exemplos de placas de atrativo turístico.

Serviços Auxiliares

Placas de Serviços Auxiliares

As placas de serviços auxiliares informam e orientam o condutor dos locais onde os mesmos podem dispor dos serviços indicados, como bombas de gasolina, parques de campismo, restaurantes, hospitais, entre outros. Estas placas têm um formato retangular, com fundo azul e apresentam o respetivo símbolo do serviço indicado. Na imagem mostramos-lhe alguns exemplos de placas de serviços